Exames

–  Audiometria Ocupacional

–  Audiometria Tonal e Vocal (adulto e infantil)

–  Avaliação do Processamento Auditivo Central

–  Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha)

–  Impedanciometria

–  Peate – Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (BERA)

–  Terapia Fonoaudiológica (adulto e infantil)

–  Teste de Prótese Auditiva

–  Vectoeletronistagmografia

– Videoendoscopia nasossinusal.

– Videolaringoscopia.

– Videoestrobolaringoscopia.

–  Biomicroscopia de Fundo (Fundoscopia Direta): A biomicroscopia de fundo tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda. Trata-se de um exame indolor, não invasivo e de não contato.

–  Curva Tensional Diária (Curva de PIO): São realizadas várias medidas da pressão ocular durante o mesmo dia para avaliar o comportamento da pressão intraocular durante o dia. Indicado nos casos de suspeita assim como no controle e acompanhamento do glaucoma. Na hora do exame é utilizado um colírio que não altera a visão e indolor. É necessário que o paciente reserve o dia para isso.

–  Mapeamento de Retina (Fundoscopia Indireta): O mapeamento de retina tem a função de mapear toda a estrutura da retina, nervo óptico, mácula e vasos. Indicado para avaliar e acompanhar doenças oculares, como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, hemorragias e infecções patologias, além de ser útil na avaliação da evolução de patologias neurooftalmológicas e sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. Exame realizado COM dilatação pupilar.

–  Motilidade Ocular (Teste Ortóptico): Exame que avalia os distúrbios da motilidade ocular e as alterações sensório-motoras do olho. Indicado para pacientes com queixas sugestivas de transtornos da visão binocular, visão dupla, ambliopia e pacientes com estrabismos comuns, paralíticos e/ou restritivos O paciente deve fazer o exame SEM dilatação da pupila.

–  Refratometria Automática Computadorizada: Exame para estudo inicial das condições ópticas do olho, fornecendo a avaliação quantitativa da miopia, hipermetropia e astigmatismo. É um exame indolor, não atrapalha a visão e de rápida execução.

–  Teste de Adaptação de Lente de Contato: A indicação, escolha e adaptação de lentes de contato exigem, do médico oftalmologista, uma sequência de exames e treinamento do paciente, sem os quais este poderá sofrer danos oculares. A colocação das lentes é baseada na refração inicial, que determina o grau das lentes. O indivíduo é avaliado com as lentes de teste e, se necessário, serão feitas novas modificações até que se chegue à lente mais adequada.

–  Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho): O teste do reflexo vermelho tem a função de observar o reflexo luminoso da retina em recém-nascidos e crianças, através de dilatação pupilar. Este teste é indicado para todos os recém-nascidos e crianças, pois previne e diagnostica doenças como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma, retinopatia da prematuridade, hemorragias, infecções oculares (toxoplasmose, sífilis, rubéola), mal-formações congênitas, entre outros.

–  Tonometria de Aplanação (Medida da Pressão intra-ocular): A tonometria tem a função de medir a pressão intraocular. A tonometria é uma ferramenta fundamental para a detecção precoce do glaucoma, um das principais causas de cegueira irreversível no mundo.

 

Orientações para realização dos exames e procedimentos oftalmológicos:

–  Suspender uso de lente de contato 48 horas antes do exame;
–  Não vir com maquiagem nos olhos;
–  Nos exames que requerem dilatação pupilar, o paciente deverá vir acompanhado.